A osteoartrose (ou artrose) é o tipo mais comum de artrite, especialmente nas pessoas de idade avançada. A osteoartrose é uma doença que atinge principalmente as cartilagens. A cartilagem é um componente fundamental da articulação. Tem superfície lisa e escorregadia, e reveste as extremidades dos ossos de uma articulação. A cartilagem sadia permite que os ossos se movam sem difi¬culdade, deslizando facilmente um sobre o outro. Na osteoartrose, a cartilagem começa a "inflamar-se" lentamente, o que, com o tempo, leva ao desgaste da sua superfície. Este desgaste faz com que os ossos se friccionem entre si, durante os movimentos, causando dor, inchaço e perda de movimento da articulação.
Com o passar do tempo, a articulação perde a sua configuração normal e podem desenvolver-se esporões (pedaços de osso) nas suas bordas. Além disso, fragmentos ósseos e de cartilagem podem "flutuar" dentro do espaço da articulação, causando mais dor e mais dano. A osteoartrose pode afectar qualquer articulação e pode atingir uma ou mais articulações ao mesmo tempo: dos dedos, da base dos polegares, do pescoço, da coluna lombar, do dedo grande do pé, da anca, dos joelhos dor é o principal sintoma e, em geral, aumenta com a imobilização da articulação. Em alguns casos, a articulação podem fi¬car rígidas depois de períodos de inactividade, como pela manhã e ao despertar. Mas com o movimento, esta rigidez pode desaparecer em 30 minutos.
Para o tratamento desta doença, podemos recorrer ao tratamento termal. Neste tipo de tratamento encontramos as seguintes técnicas aplicáveis:
- Ondas Curtas;
- Ultra Sons;
- Ionização;
- Parafango;
- Massagem;
- Reeducação Motora (Individual/Grupo);
- Técnicas Especializadas Cinesioterapia;
- Calor Húmido;
- Hidromassagem;
- Estimulação Eléctrica;
- Parafina;
- Pressões Alternativas;
- Microondas.
Sem comentários:
Enviar um comentário